O BALÃO INTRAGÁSTRICO é feito de silicone e preenchido por ar ou solução liquida, que é colocado no interior do estômago, fazendo com que ocorra uma redução do "volume gástrico". Determina assim sensação de saciedade precoce e, com isso diminuição do consumo de alimentos, facilitando a adaptação a uma dieta hipocalórica associada a uma mudança na rotina de vida, incluindo exercícios. È necessário portanto uma programação cunjunta de trabalho com equipe médica e multidisciplinar.
Nos primeiros dias após a colocação do balão o paciente pode apresentar náuseas e vômitos intensos, obrigando, as vezes, a internação hospitalar para melhora do quadro ou em casos extremos a retirada do balão.
Metodologia: É introduzido por endoscopia, sem cirurgia. Entretanto, por seu desgaste natural, deve ser retirado no período de 4 a 6 meses, pois é constituído de material que sofre risco de degradação. Portanto, torna-se método temporário no tratamento da obesidade.
No nosso Centro Avançado de Gastroenterologia e Obesidade o BALÃO INTRAGÁSTRICO é indicado:
•
Em "superobesos" que necessitam perder peso antes de se submeterem à ciurgia, devido ao alto risco cirúrgico.
•
Para o tratamento da obesidade a pacientes com peso superior a 40% do seu peso ideal.
•
Para pacientes que tiveram maus resultados com o tratamento clínico da obesidade (mesmo com um programa de controle multidisciplinar supervisionado)
•
Para substituir tratamentos clínicos com anoxerígenos e seus efeitos colaterais, bem como tratamentos em SPAS, permitindo ao paciente emagrecer, mantendo-se em suas atividades normais.