Dúvidas comuns

Dietas

Por que beber tanta água?
Quando estiver perdendo peso, haverá muitos resíduos a serem eliminados, principalmente na urina. Algumas dessas substâncias tendem a formar cristais, que podem causar pedras nos rins. Um grande consumo de água lhe protege e ajuda seu organismo a se livrar eficazmente dos resíduos, promovendo uma melhor perda de peso. A água também enche seu estômago e ajuda a prolongar e intensificar sua sensação de satisfação com o alimento. Se sentir um desejo de comer entre as refeições, talvez seja porque não bebeu água suficiente na hora anterior.

O que é "Síndrome de Dumping"?
Consumir açúcares ou outros alimentos contendo muitas partículas pequenas, quando estiver com o estômago vazio, pode causar síndrome do esvaziamento rápido nos pacientes que se submeteram a uma gastroplastia , com derivação ou BPD, na qual o piloro do estômago é removido. Seu organismo lida com essas pequenas partículas diluindo-as em água, o que reduz o volume sanguíneo e causa uma reação como estado de choque. O consumo de açúcar também pode induzir o choque insulínico, devido à fisiologia alterada de seu trato intestinal. O resultado é uma sensação muito desagradável: você começa a suar frio, fica pálido, sente como se tivesse "borboletas" em seu estômago e tem o pulso acelerado. Cólicas e diarréia podem ocorrer em seguida. Esse estado pode durar de 30 a 60 minutos e ser muito desconfortável - talvez você tenha de se deitar até que passe. Essa síndrome pode ser evitada não comendo alimentos que causem essa reação, especialmente com o estômago vazio. Às vezes, uma pequena quantidade de doces, como fruta, pode ser bem tolerada, ao final de uma refeição.

Há algum problema em consumir derivados de leite?
O leite contém lactose (açúcar do leite) que não é bem digerida. Esse açúcar não digerido é transportando até as bactérias, localizadas no intestino inferior, que agem nele produzindo subprodutos e gases. Dependendo da tolerância de cada um, algumas pessoas acham que até a menor quantidade de leite pode causar cólicas, gases e diarréia.

Por que eu não posso lambiscar entre as refeições?
Petiscar, beliscar ou lambiscar alimentos, geralmente alimentos ricos em calorias e gorduras, pode adicionar centenas de calorias por dia ao seu consumo, acabando com o efeito restritivo de sua cirurgia. Petiscar diminuirá a velocidade de sua perda de peso e poderá levar à recuperação de peso.

Como posso ter certeza de que estou comendo proteínas suficientes?
Geralmente, de 40 a 65 gramas por dia são suficientes. Verifique com seu cirurgião a quantia certa para seu tipo de cirurgia.

Há alguma restrição para o consumo de sal?
Não, seu consumo de sal será inalterado, a menos que instruído de outra maneira por seu médico de tratamento.

Poderei comer alimentos "apimentados" ou temperados?
A maioria dos pacientes pode desfrutar de condimentos, após os 6 meses da cirurgia.

Poderei beber álcool?
Você achará que até pequenas quantidades de álcool lhe afetarão rapidamente. Sugerimos que você não beba álcool durante o primeiro ano. Depois disso, com a aprovação de seu médico, poderá tomar um cálice de vinho ou um pequeno coquetel.

Quais vitaminas eu precisarei tomar após a cirurgia?
É recomendado uma multivitamina diária para o resto de sua vida, exceto pacientes que realizaram cirurgias tipo restritivas.

É importante tomar cálcio, ferro, microelementos ou submeter-se à reposição hormonal?
Alguns pacientes requerem esses complementos, mas sua necessidade pode ser determinada por seu cirurgião.


 
 

Rua Catequese, 433 - Bairro Jardim -Santo André - SP - CEP: 09090-400
Fone: (11) 2842-2222

Site desenvolvido dentro dos padrões WEB - Tableless
Copyright - Grupo Ana Rosa Ltda. - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024 X 768