Durante a última década, procedimentos laparoscópicos foram usados em diversas cirurgias em geral. Muitas pessoas acreditam erroneamente que essas técnicas ainda são "experimentais". Na verdade, a laparoscopia tornou-se a técnica predominante em algumas áreas da cirurgia e tem sido aplicada à cirurgia para perda de peso por muitos anos. Embora poucos cirurgiões bariátricos realizem cirurgias laparoscópicas para perda de peso, cada vez mais estão oferecendo aos pacientes essa opção cirúrgica menos invasiva, sempre que possível.
Quando uma operação laparoscópica é realizada, uma pequena câmera de vídeo é inserida no abdômen. O cirurgião visualiza o procedimento em um monitor de vídeo separado. A maioria dos cirurgiões laparoscópicos acredita que lhes dá a melhor visualização e acesso às principais estruturas anatômicas.
Incisões realizadas na Cirurgia Laparoscópica para Perda de Peso
A câmera e os instrumentos cirúrgicos são inseridos por meio de pequenas incisões, feitas na parede abdominal. Essa metodologia é considerada menos invasiva, pois substitui a necessidade de uma grande incisão para abrir o abdômen. Um estudo recente mostra que os pacientes que fizeram a cirurgia laparoscópica para perda de peso sofreram menos dor após a cirurgia, resultando na respiração e funcionamento do pulmão mais fáceis e níveis gerais mais altos de oxigênio. Outros benefícios realizados com a laparoscopia foram menos complicações na ferida, como infecção ou hérnia, e pacientes retornando mais rapidamente aos níveis de atividade anteriores à cirurgia.
Incisão realizada na Cirurgia Aberta para Perda de Peso
Os procedimentos laparoscópicos para cirurgia bariátrica empregam os mesmos princípios que seus similares "abertos" e produzem uma perda de peso excessivo similar. Nem todos os pacientes são candidatos a essa metodologia, bem como nem todos os cirurgiões bariátricos são treinados nas técnicas avançadas, necessárias para realizar esse método menos invasivo.