Sobre Obesidade

Condições de saúde relacionadas a Obesidade

A Co-morbidades relacionadas à obesidade são condições de saúde que, sozinhas ou combinadas, podem reduzir de maneira significativa sua expectativa de vida. Veja a seguir uma lista de algumas das co-morbidades mais comuns relacionadas à obesidade. Seu médico pode lhe fornecer uma lista mais detalhada e completa:

Diabetes Tipo 2. As pessoas obesas desenvolvem uma resistência à insulina, que regula os níveis de açúcar no sangue. No decorrer do tempo, o alto teor de açúcar no resultante no sangue, pode causar sérios danos ao organismo.

Pressão sanguínea alta/cardiopatia. O peso corporal excessivo prejudica a capacidade do coração em funcionar apropriadamente. A hipertensão (pressão sanguínea alta) pode causar derrames, bem como causar danos significativos ao coração e fígado.

Osteoartrite nas articulações que sustentam o peso. O peso adicional colocado sobre as articulações, principalmente joelhos e quadris, resulta em desgaste rápido e dor causada pela inflamação. Da mesma forma, os ossos e músculos das costas são constantemente prejudicados resultando em problemas de hérnia de disco, dor e redução da mobilidade.

Apnéia do sono/problemas respiratórios. Depósitos de gordura na língua e pescoço podem causar uma obstrução intermitente na passagem de ar. Como essa obstrução aumenta ao dormir de costas, você pode acordar com freqüência para se reposicionar. Geralmente, a perda de sono causa sonolência durante o dia e dores de cabeça.

Refluxo gastroesofágico/azia. O ácido pertence ao estômago e, raramente, causa algum problema, quando permanece lá. Quando o ácido volta ao esôfago, através de uma artéria fraca ou sobrecarregada na parte superior do estômago, o resultado é chamado de refluxo gastroesofágico, sendo que a "azia" e a indigestão são sintomas comuns. Aproximadamente de 10 a 15% dos pacientes com sintomas até mesmo leves e esporádicos de azia desenvolverão uma condição chamada de esôfago de Barrett, que é uma mudança pré-maligna na membrana de revestimento do esôfago, uma causa de câncer esofágico.

Depressão. As pessoas que apresentam muito sobrepeso enfrentam constantes desafios para suas emoções: repetidas falhas com dieta, desaprovação da família e amigos, zombaria e comentários de estranhos. Geralmente, sofrem discriminação no trabalho, não podem se acomodar confortavelmente nas cadeiras de cinemas ou andar de ônibus ou avião.

Infertilidade. Incapacidade ou redução da capacidade para reprodução.

Incontinência urinária por estresse. Um abdômen grande e pesado e o relaxamento dos músculos pélvicos, especialmente associado aos efeitos do parto, podem reduzir o controle da bexiga urinária, levando ao vazamento de urina decorrente de tosse, espirro ou riso.

Irregularidades menstruais. Em geral, as mulheres morbidamente obesas sofrem rompimentos do ciclo menstrual, incluindo interrupção do ciclo menstrual, fluxo menstrual anormal e aumento da dor associada ao ciclo menstrual.





 
 

Rua Catequese, 433 - Bairro Jardim -Santo André - SP - CEP: 09090-400
Fone: (11) 2842-2222

Site desenvolvido dentro dos padrões WEB - Tableless
Copyright - Grupo Ana Rosa Ltda. - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024 X 768