Pré-operatório

Avaliação Nutricional

Uma alimentação balanceada e equilibrada nada mais é do que comer de tudo, com variedades para alcançar esse equilíbrio. Há diversos grupos de alimentos e dentro desses grupos existem sempre alternativas mais saudáveis.

No grupo dos cereais, composto por pães, massas, cereais matinais dê preferência aos integrais, pois contém maior quantidade de fibras. De 50 a 60% do que comemos deve ser composto por este grupo. Vegetais e frutas devem ser consumidos freqüentemente (5 porções/dia).

As carnes também devem ser ingeridas diariamente, sem excesso. o consumo de peixes, ricos em ômega-3, pode ser um protetor contra doenças cardíacas.

Deve-se ingerir 2 a 3 porções de leite e derivados por dia, dando preferência ao leite desnatado e ao queijo branco.

Outras recomendações: evitar as frituras, comer de tudo com moderação, reduzir sal, conservas e produtos enlatados, evitar comer pouco ou muito de um único alimento, não permanecer muitas horas em jejum, mastigar bem os alimentos, comer calmamente, fazer refeições sentados à mesa, não comer assistindo tv ou na frente do computador.

Quando esse equilíbrio nutricional não ocorre, aliado á uma vida sedentária, as facilidades da vida moderna, cheia de escadas rolantes, controle remoto, aliadas ainda aos "fast foods", entre outros fatores, estes se tornam ingredientes que contribuem para aumentar a incidência da obesidade.

No caso da Obesidade Mórbida, todos esses conselhos e orientações são relevantes, porém nem sempre suficientes. Nesse caso, a cirurgia bariátrica é uma alternativa de tratamento com ótimos resultados, melhorando a qualidade de vida.

A orientação alimentar no caso da cirurgia bariátrica, tem um papel importante tanto no período pré QUANTO NO PÓS–operatório, pois auxilia no preparo para a cirurgia E ORIENTA AS MUDANÇAS QUE OCORRERÃO APÓS A OPERAÇÃO, onde a dieta deverá ser evoluída gradativamente.O atendimento nutricional da equipe de cirurgia bariátrica da clínica Ana Rosa é composto da seguinte forma:

O atendimento pré-operatório

Consulta com a equipe de nutricionistas: Na consulta individual, o paciente será avaliado quanto ao estado nutricional, hábitos alimentares (freqüência alimentar, tempo de mastigação, tempo de duração das refeições, qualidade e quantidade de alimentos), para que o paciente se sinta mais seguro quanto à quantidade necessária para o estômago neo formado, evitando assim desconfortos nos pós-operatórios, como episódios de vômitos. Receberá também em consulta nutricional, toda orientação para sua alimentação pós-cirúrgica, do período de um mês, após alta hospitalar.

Reunião com profissionais: Na ocasião haverá oportunidade para que os participantes expressem suas dúvidas e expectativas sobre o tratamento.

Sendo assim, no pós-operatório serão evitados eventuais desconfortos, a redução de peso será favorecida e será prevenida a manutenção do estado nutricional.


 
 

Rua Catequese, 433 - Bairro Jardim -Santo André - SP - CEP: 09090-400
Fone: (11) 2842-2222

Site desenvolvido dentro dos padrões WEB - Tableless
Copyright - Grupo Ana Rosa Ltda. - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024 X 768