Pós-operatório

Orientações Gerais

Quando internado

No consultório médico


Quando interndo

No 1º dia após a cirurgia, exceto Cirurgia de Banda gástrica Ajustável*, você permanecerá em jejum, ficando com soro e demais medicamentos. É importante que se levante, caminhe pelo corredor.

• No 2º dia após a cirurgia, sua dieta será de pequenos goles, 30 ml a cada 15 minutos, água, chá e gelatina. Ao final deste 1º dia, normalmente, seu soro será retirado. É muito importante que você ingira no mínimo 02 litros de líquido dia.

• No 3º dia você continuará ingerindo líquido em pequenos goles, 30 ml a cada 15 minutos, sendo oferecidos caldos ralos coados (sucos diluídos, água de coco, gatorade, leite desnatado, iogurte light batido). Quaisquer líquidos calóricos ou gasosos estão proibidos. Aumente o rítmo das caminhadas pelo corredor. Não coma sólidos, não ingira grandes goles; muitas das fístulas acontecem por isso.

• Na manhã do 4º dia, você irá ingerir caldos ralos coados (sucos diluídos, água de coco, gatorade, leite desnatado, iogurte light batido, carne, peixe, frango),você receberá alta hospitalar. Esta será sua alimentação durante 30 dias. Mais atenção: Lembre-se dos pequenos goles 30 ml a cada 15 minutos. Em casa, como no hospital, não se esqueça, caminhe bastante, exercite suas pernas, pois esta é a melhor prevenção para embolia.

*Na Cirurgia de Banda gástrica Ajustável você ira ingerir dieta líquida no 1º dia, será retirado o soro e ira de alta hospitalar, não se esquecendo de caminhar bastante.

Resumidamente

A maioria dos pacientes permanece no hospital aproximadamente de 4 dias, após um procedimento aberto, e 2 a 4 dias, após um procedimento laparoscópico. De uma maneira geral, você receberá alta hospitalar quando:

• conseguir ingerir líquidos e nutrientes suficientes pela boca, para prevenir a desidratação.

• os controles de pressão, pulso, e temperatura adequados.

• tiver controle adequado da dor com medicação.

Dependendo de sua condição médica, há a possibilidade de você ser colocado na unidade de cuidado intensivo, para monitorar de perto seu coração e pulmão.

Obs: Todos os pacientes recebem após a alta hospitalar o número do Bip da equipe médica para emergências.


Volta ao topo

No consultório médico

• Você retornará ao consultório no 7º dia após a cirurgia para retirar seus pontos e dreno.

• Em seguida, o paciente retornará no 10, 20,30,60,90,120 mês, sendo recomendado um seguimento trimestral no segundo ano. Após esse período, as avaliações são realizadas a cada seis meses até o 5º ano quando finalmente passam a serem feitas anualmente até completarmos dez anos de acompanhamento.

• Os pacientes residentes em outros estados ou municípios mais distantes são acompanhados a intervalos maiores, mas recebem telefonemas todos os meses para se verificar a evolução do peso e a adaptação à nova vida.

• Vitaminas são utilizadas como complementação àquelas ingeridas na dieta. As drogas para controle de diabetes, hipertensão e aumento do colesterol podem necessitar serem reajustadas, e até suspensas com a redução do peso.

Volta ao topo


 
 

Rua Catequese, 433 - Bairro Jardim -Santo André - SP - CEP: 09090-400
Fone: (11) 2842-2222

Site desenvolvido dentro dos padrões WEB - Tableless
Copyright - Grupo Ana Rosa Ltda. - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024 X 768