Cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo

Hérnia de Hiato / RGE

A hernia de hiato é definida como sendo a protusão de um órgão, normalmente o estômago, a partir do abdômen através do hiato esofágico, para dentro do mediastino e do tórax. Existem 3 tipos reconhecidos de hérnia de hiato: por deslizamento, paraesofageana e mista. As hérnias por deslizamento são sete vezes mais comuns do que as hérnias paraesofágicas. As mulheres são de duas a quatro vezes mais suscetíveis a desenvolver uma hérnia paraesofágica do que os homens.

Na hérnia de hiato por deslizamento, a junção esofagogástrica e o fundo gástrico estão no tórax, devido ao enfraquecimento dos ligamentos que unem a junção gastroesofágica com o diafragma, a contração longitudinal do esôfago e ao aumento da pressão abdominal. Na hérnia paraesofageana a junção esofagogástrica está no nível do hiato diafragmático, mas defeito no hiato é grande e permite que vísceras migrem para o mediastino. O mais comum de migrar é o fundo do estômago. A hérnia hiatal mista é uma combinação das duas acima.

A hérnia de deslizamento está associada ao refluxo, enquanto as hérnias mistas produzem plenitude gástrica, pirose e disfagia leve. A presença de hérnia diafragmática não é suficiente por si só para estabelecer diagnóstico de refluxo gastroesofágico. A maioria dos pacientes com hérnia hiatal é assintomática e não requer qualquer tratamento.

A clássica tríade sintomática de disfagia, dor torácica, e regurgitação sugere hérnia paraesofágica. Os sintomas mais comuns são regurgitação, pirose e disfagia. O diagnóstico pode ser realizado através de exames radiológicos e endoscopia digestiva alta (essencial para avaliação de refluxo concomitante). O tratamento clínico é a primeira conduta, com o objetivo de controlar os sintomas e as lesões decorrentes. Hérnias assintomáticas não requerem tratamento. O tratamento cirúrgico é recomendado para pacientes sintomáticos. É uma opção para as hérnias paraesofágicas e mistas. Pacientes que apresentam graves complicações da doença do refluxo devem ser tratados cirurgicamente.

 
 

Rua Catequese, 433 - Bairro Jardim -Santo André - SP - CEP: 09090-400
Fone: (11) 2842-2222

Site desenvolvido dentro dos padrões WEB - Tableless
Copyright - Grupo Ana Rosa Ltda. - Todos os direitos reservados
Melhor visualizado em 1024 X 768